Como descobrir o significado do meu sobrenome?
- 21 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de set. de 2024
Antes de te explicar como descobrir a origem de um sobrenome, precisamos entender de onde eles surgiram.
Os sobrenomes começaram em períodos diferentes em cada lugar do planeta, estando bastante relacionados com o contexto do local enquanto estes “segundos” nomes ganhavam força. Os primeiros indícios de algo como os sobrenomes aconteceu na China mais de 2.000 a.C. Mas a prática não foi contínua no território.
Já na Europa temos indícios desde o século X d.C. do uso de "segundos nomes" cuja função era dar títulos honrosos ou caracterizar as pessoas. Porém, o uso do sobrenome na Europa tornou-se realmente obrigatório somente na Idade Média.
De forma geral os sobrenomes surgiram como forma de diferenciar os indivíduos, e a maneira mais simples de fazer isso era associando-os à algo, como à profissão, característica física, nome do pai, região de onde vinham, etc... Então, todo o sobrenome traz alguma destas referências citadas. Isso significa que a tradução do seu sobrenome conta sobre a história de algum antepassado seu.

Um exemplo disso são os sobrenomes italianos Ferraro, Magnani ou Fabri; todos dizem respeito à profissão ferreiro.
Importante lembrar que o uso deles também muda de país para país, enquanto alguns usam somente um sobrenome, outros usam mais de um, às vezes na frente do nome próprio e outras vezes depois, e isso com a imigração pode ter interferido no sobrenome que você possui hoje.
Entretanto, o significado do seu sobrenome, não te permite descobrir por completo a origem da sua família, não se engane; se é isso que você está tentando entender. Pois um núcleo familiar pode ter mudado de sobrenome ao longo das gerações.
Mas para você que está curioso, querendo começar a pesquisa das suas origens agora e ter alguma noção mínima de qual a história dos seus ancestrais, a forma mais simples de entender o significado de um sobrenome é buscando a tradução da palavra no idioma onde ele se originou. Ou seja, é necessário saber de qual país ele veio, antes de descobrir o que ele significa.
O problema é que quando estamos iniciando a pesquisa nem sempre sabemos de que país veio nosso sobrenome, e como é comum existirem erros na escrita, pode ser que seja ainda mais difícil conseguir fazer isso, mesmo sabendo que provavelmente você já pesquisou no Google o significado dele.
Mas lembre-se que o resultado de uma pesquisa no Google para o significado do seu sobrenome, é apenas uma hipótese. Portanto, para realmente chegar à origem do que significa o sobrenome da sua família você precisa entender a história dela, ou seja, fazer a sua pesquisa genealógica.
Para te ajudar nesta estrada, abaixo você encontra um e-book que pode te ajudar a começar a sua pesquisa da maneira correta para maximizar suas chances de sucesso na busca pela história da sua família!
Grande abraço e boas pesquisas!




Comentários